Até o momento, 152 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas às chuvas, desde o começo do mês de outubro.
Outras 143 cidades estão em situação de emergência e Rio do Sul, Taió, e Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, declararam estado de calamidade pública.
O novo relatório da Defesa Civil, divulgado às 18h desta quarta-feira (18), também destaca que a quantidade de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina, aumentou para 30.526 pessoas.
Neste momento, 50 municípios estão com abrigos abertos, totalizando 135 estruturas em todo o estado.
Monitoramento Meteorológico
A chuva se mantém persistente com fraca a moderada intensidade no Grande Oeste catarinense desde o início desta quarta-feira e, no momento, já atinge áreas entre os planaltos e Alto Vale do Itajaí, onde ocorre com fraca intensidade.
A previsão indica que nas próximas horas as chuvas continuam atuando nestas áreas e avançam, também, para áreas da faixa leste do estado.
No Extremo Oeste e Oeste as instabilidades podem ocorrer com forte intensidade e em forma de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo um risco moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e danos à rede elétrica.
O risco para deslizamentos segue alto a muito alto pelo estado, devido às chuvas registradas nos últimos dias.