Nove municípios catarinenses registraram queda de granizo entre esta quinta e sexta-feira, segundo levantamento da Defesa Civil. As cidades atingidas foram Lages, São Joaquim, Praia Grande, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Peritiba, Ipira, Xaxim e Concórdia.

A Defesa Civil já faz a distribuição de lonas para 23 residências em São Miguel do Oeste e para 20 casas de Praia Grande, todas com grandes danos provocados pelo granizo.

Imagens dos radares meteorológicos de Lontras e Cascavel (PR) mostram áreas de instabilidade de intensidade fraca a moderada em deslocamento do Paraguai e Argentina para as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Nesta sexta-feira, estão mantidas as condições de pancadas de chuva e descargas elétricas nestas regiões.

Frio, geada e pequena chance de neve nos próximos dias

Nesta sexta-feira, 15, a chuva diminui pela manhã, especialmente no Sul e Litoral do estado. Mantém-se a condição de chuva fraca a moderada sobre as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Entre a tarde e a noite, volta a chover em todas as regiões, estendendo-se até a manhã de sábado, 16. A precipitação poderá estar associada a temporais com granizo isolado, devido ao avanço de uma frente fria.

>>> Epagri/Ciram traz mais detalhes da previsão do tempo 

O acumulado médio previsto para o período é de 50mm a 80mm, podendo ocorrer pontuais maiores, sobretudo nas áreas mais próximas ao Paraná.

A partir da noite de sexta-feira e especialmente no fim de semana e segunda-feira, uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina. . Na tarde e noite de sábado, há uma pequena chance de neve nas áreas altas da Serra. Nas madrugadas de domingo e segunda-feira, a temperatura mínima será negativa (entre -1°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada ampla. O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada.

Secretaria de Estado da Defesa Civil