Nesta terça-feira, a aeronave da Polícia Civil, tripulada pelas equipes do Saer/SaraSul, foi acionada pela regulação do Samu para dois atendimentos na região.
Às 9h40min, o atendimento foi para uma criança de dois anos e sete meses, com provável quadro infeccioso. Segundo o Saer/SaraSul, ela seria transferida com a Unidade Básica do Samu de Praia Grande para o Hospital Regional de Araranguá acompanhada pelo médico do Hospital de Praia Grande.
Devido à gravidade do quadro, e dificuldade de acesso venoso, a equipe do Saer/SaraSul foi acionada para auxílio no atendimento e deslocamento para unidade de pediatria.
Na chegada, após avaliação da equipe médica do SaraSul, foi constatado quadro de provável sepse (infecção generalizada) e hipoglicemia, puncionado acesso venoso, sendo então medicada, estabilizada e encaminhada ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma.
Já às 12h30min, a aeronave foi deslocada até Içara, no bairro Aurora, para apoio à Unidade de Suporte Básico do Samu do município. Um homem, de 43 anos, estava em parada cardíaca em sua residência.

A equipe do Samu iniciou as manobras de ressuscitação básica até a chegada da equipe avançada do Saer/SaraSul, sendo então iniciadas as manobras avançadas em conjunto.
Realizada intubação orotraqueal, acesso venoso e medicações, após uma hora e 13 minutos, o paciente retornou a circulação e foi encaminhado em estado ainda grave para o Hospital São José.
A suspeita é de embolia pulmonar ou infarto agudo do miocárdio.