Na tarde de ontem, a aeronave da Polícia Civil, que é tripulada pelas equipes do Serviço Aeropolicial (Saer) e Serviço Aeromédico (SaraSul), prestou apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em duas ocorrências.

A primeira solicitação foi na Praia do Rosa Sul, em Imbituba, onde um jovem de 22 anos sofreu uma queda da prancha em prática de surfe.

Ele apresentava dor na coluna lombar, irradiando para membro inferior direito, com dificuldade de mobilidade do membro e possibilidade de trauma raquimedular.

A vítima foi retirada por terceiros do mar, imobilizada pela equipe da Unidade de Suporte Básico do Samu de Imbituba e, em seguida, avaliada e medicada pela equipe do SaraSul e transportada com a aeronave ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, tendo apoio em solo no destino da Unidade de Suporte Básico do Samu de Tubarão.

Transferência

Já o segundo atendimento foi para transferência do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande.

Fotos: Divulgação: Saer / SaraSul

Trata-se de um homem, de 55 de anos, com diagnóstico de infarto, com tempo hábil para realizar cateterismo cardíaco e possível angioplastia.

O paciente apresentava estável, mas ainda com desconforto torácico. Ele foi medicado pela equipe do SaraSul e transportado de aeronave até o hospital referência cardiovascular para realizar tais intervenções: o São José, de Criciúma.

Durante o atendimento, a equipe contou com apoio da ambulância do município de Praia Grande para deslocamento da equipe do SaraSul, ao Hospital Nossa Senhora de Fátima e, em Criciúma, com apoio da Unidade de Suporte Avançado do Samu.