Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

São Francisco do Sul dá início à maior obra de dragagem do Brasil

Foto: Divulgação

Por: Gabriel JR

12/10/2025 - 14:10 - Atualizada em: 12/10/2025 - 14:57

A maior obra de dragagem em execução no Brasil começa neste sábado (12) na Baía da Babitonga, em uma parceria inédita entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá.

Os trabalhos serão realizados pela draga Galileu Galilei, uma das mais modernas do mundo, que atracou no Porto de São Francisco do Sul nesta madrugada. Com a emissão da última licença ambiental pelo Ibama, nesta sexta-feira (11), o equipamento inicia a dragagem de aprofundamento pelo canal externo, em área onde os sedimentos não são compatíveis com a disposição em praias.

Enquanto isso, a tubulação para o alargamento da faixa de areia já está sendo posicionada na praia Pontal do Norte, em Itapoá. Nas próximas semanas, a estrutura será instalada no mar para, em conjunto com a draga, iniciar o processo de engordamento da orla. “Até o início desse processo, os moradores e turistas vão se deparar com a tubulação na praia, ocupando a extensão de 400 metros”, explica Vinicius Delfim, gerente de Contratos da Jan De Nul do Brasil, empresa responsável pela Galileu Galilei.

Foto: Divulgação

Também está prevista a movimentação de caminhões e contêineres, com uma logística planejada para causar o menor impacto possível no fluxo turístico. O alargamento da faixa de areia poderá chegar a até 200 metros.

Com investimento de R$ 333 milhões, a obra deve ser concluída no segundo semestre de 2026. O projeto prevê o aumento do calado de 14 para 16 metros, permitindo que o complexo da Baía da Babitonga receba navios de até 366 metros com carga máxima — tornando-se o primeiro do país com essa capacidade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação