Santa Catarina foi o sexto estado em termos de pessoas desaparecidas em 2025, segundo dados do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) divulgados nesta quarta-feira.
Com 4.317 desaparecidos, o estado tem a sexta posição tanto em taxa proporcional (52,73 casos por 100 mil habitantes) quanto em números absolutos.
No ano, o país registrou 84 mil casos de pessoas desaparecidas, com uma média de 39,71 desaparecimentos por 100 mil habitantes.
São cerca de 11 catarinenses desaparecidos por dia ao longo do ano.
Segundo os dados do Sinesp, dos 4.317 casos em SC, 1.450 foram crianças ou adolescentes, em um universo de 23.919 desaparecidos com menos de 18 anos em 2025 em todo o país.
A média é de 66 menores desaparecidos por dia em todo o país.
A maior parte dos desaparecidos são homens, entre casos criminais, afastamento voluntário, conflitos familiares, problemas de saúde mental e situações de vulnerabilidade social.
A falta de comunicação com as autoridades quando a pessoa é encontrada resulta em muitas ocorrências mantidas ativas nos sistemas oficiais. As autoridades de segurança do estado destacam que o enfrentamento do problema exige atuação conjunta das forças de segurança, assistência social, saúde e educação.