SAMU realiza transferência de 50 pacientes em 48h, devido às chuvas

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

21/11/2023 - 15:11 - Atualizada em: 21/11/2023 - 15:54

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com os serviços aéreo (Águia da PMSC) e (Arcanjos do CBMSC), continuam o trabalho intenso no atendimento às vítimas das chuvas no estado. Neste último final de semana, foram realizadas 50 transferências em parceria com a Inter Hospitalar e o serviço aero médico nas regiões Sul e do Alto Vale.

No sábado, os deslocamentos foram concentrados nos pacientes do Hospital Dom Joaquim, em Sombrio. Em uma força-tarefa, foram realizados cinco remanejamentos de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo três para adultos e dois neonatais. Também ocorreu a transferência de outros 16 pacientes clínicos.

Já no domingo, no Alto Vale do Itajaí, onde estão localizadas algumas das situações mais críticas, foram realizadas 29 transferências entre as unidades hospitalares. Também foram realizados transportes de pacientes que necessitavam de hemodiálise e gestantes em trabalho de parto.

Todas essas ações foram coordenadas pela Central de Regulação das Urgências (CRU), de Blumenau e Criciúma, com chamadas recebidas pelo telefone 192, responsável por manter a escuta permanente aos chamados relacionados às urgências e emergências em saúde na região.

“Nestes últimos quatro dias, nos esforçamos para atender e transportar todos os pacientes que precisavam de cuidados. As pessoas são a nossa prioridade. Ninguém ficará sem realizar o seu tratamento ou receber a sua medicação”, ressalta o diretor do Atendimento Pré-hospitalar Móvel, Dionísio Medeiros.