Na tarde desta terça-feira, a aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais do Serviço Aeropolicial (Saer) e pelos profissionais da saúde do Serviço Aeromédico (SaraSul), foi acionada pela regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em duas ocorrências.

Uma delas foi em Urussanga, onde um jovem, de 20 anos, caiu de aproximadamente sete metros de altura do telhado.

Ele sofreu traumatismo cranioencefálico grave e fraturas, de face, braço direito e quadril. Após estabilizado e medicado pela equipe médica do SaraSul, o jovem foi transportado com a aeronave até o Hospital São José, de Criciúma, com apoio solo do Samu.

O segundo acionamento foi para a cidade de Siderópolis para atendimento de um idoso, de 73 anos, com parada cardiorrespiratória.

Fotos: Divulgação Saer/SaraSul

Ao chegar ao local, o paciente já estava sendo atendido pelos bombeiros e, após análise da equipe médica do SaraSul, constatada a gravidade do caso, o idoso foi entubado, estabilizado e medicado.

Após vários minutos de reanimação cardiopulmonar, foi possível reverter a parada e transportar o paciente, com apoio do Samu, também até o Hospital São José, para atendimento médico especializado.