Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saer e SaraSul resgatam jovens perdidos em trilha em Nova Veneza

Por: OCP News Criciúma

15/04/2021 - 18:04 - Atualizada em: 15/04/2021 - 18:39

A Polícia Civil, através do Serviço AeroPolicial (Saer) e do Serviço Aeromédico do Sul (SaraSul), realizou, na manhã desta quinta-feira, a busca, localização, resgate e atendimento médico de quatro jovens e dois cães que haviam se perdido na mata fechada próxima a barragem do Rio São bento, em Nova Veneza.

Na tarde de quarta-feira, os jovens foram realizar uma trilha, mas acabaram se perdendo e avançando para dentro da mata. À noite, os familiares foram com profissionais do Corpo de Bombeiros, mas não conseguiram localizá-los.

Fotos: Divulgação Saer/SaraSul

Com sinal de celular, que por vezes permitia alguma comunicação, eles conseguiram informar um ponto de referência para a equipe do Saer começar as buscas, às 6h desta quinta-feira.

“Após a varredura no perímetro foi possível encontrá-los quando foi constatado um movimento mínimo em uma copa de árvore que estava balançando por iniciativa dos próprios jovens. Após a localização foi confirmado que todos estavam bem e começou a operação de salvamento. O tripulante operacional desceu por rapel, realizou o exame primário em todas as vítimas e começou a retirada individual dos jovens após constatar que todos estavam em ótimas condições”, explicaram.

A operação se desdobrou em quatro manobras de extração, onde a vítima era conectada ao tripulante operacional. Após a aeronave, que estava pairando sobre o local, começar a ganhar altitude e içar a vítima e o tripulante, realizando o trajeto de quase 2 quilômetros até encontrar um local seguro para pouso.

As vítimas, após o resgate, foram atendidas pela equipe médica do SaraSul que trabalha junto ao Saer da Polícia Civil e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel.

“Após serem examinados, constatou-se estarem sem ferimentos e com excelente estado emocional e foram liberados para seus familiares.
Os cães também não registraram nenhum ferimento e estão bem. Eles permaneceram imóveis durante o deslocamento, auxiliando a operação.
O pai de uma das vítimas destacou o relato de seu filho, o primeiro a ser resgatado, que mencionou a tranquilidade e a segurança que o tripulante operacional os abordou quando desceu no rapel. Não houve qualquer intercorrência na missão”, finalizaram o Saer/SaraSul.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.