Depois de ser notificada pela Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) pelo derramamento de grãos de soja ao longo da linha férrea, entre o bairro Nereu Ramos e o limite com Guaramirim, a empresa Rumo Logística iniciou, nesta quinta-feira (10), a limpeza de todo o trecho.

Segundo o presidente da Fujama, Ivo Schmitt Filho, as equipes devem permanecer na região até que finalizem todo o trabalho de remoção dos grãos.

“Vamos acompanhar também o plano de monitoramento da Rumo para os próximos dias, após essa remoção, para o caso de ocorrer germinação dos grãos ou possíveis odores”, informa.

O acúmulo de soja favorece a proliferação de ratos e outros animais. Assim que constatou o derramamento de grãos, a Fundação Jaraguense de Meio Ambiente notificou concessionária da linha ferroviária para que providências fossem tomadas.

Nas passagens de nível, está ocorrendo a varrição dos grãos. Em outros locais, a remoção é feita conforme a característica da área. Em alguns pontos, por exemplo, ocorre a cobertura dos grãos por pedras britas.

O monitoramento de toda a extensão onde ocorreu o derramamento vai ocorrer pelos próximos 60 dias.