Os canteiros da Alameda Brustlein, também conhecida como Rua das Palmeiras, ganhou um tratamento especial nesta sexta-feira (31). Equipes da Sama (Secretria de Agricultura e Meio Ambiente) fizeram ações para neutralização do solo onde estão plantadas as árvores.

Os canteiros receberam produto à base de calcário com o objetivo de reduzir a acidez do solo e favorecer a absorção de nutrientes pelas plantas.

“Primeiro é preciso fazer a correção do solo, para depois fazermos a aplicação dos adubos que ajudarão a fortalecer as plantas, principalmente as palmeiras”, explicou o coordenador de Praças e Jardins da Sama, Altamir Vanderlinde.

Os resultados do tratamento serão avaliados dentro de aproximadamente três meses. Só após a constatação de que o grau de acidez está normalizado é que serão realizadas as adubações.

“Nosso lema é recuperar as palmeiras. A comissão de técnicos da Sama fez análises e estudos e concluiu que esse tratamento é preciso. Os resultados deverão surgir dentro de seis meses e veremos melhorias como árvores com folhas mais verdes”, completa o coordenador.

Plantio de flores

Além do acompanhamento constante dos canteiros e palmeiras, até o final de setembro a Sama vai fazer o plantio de novas flores na rua das Palmeiras.

Entre as espécies que irão colorir a alameda, estão os “beijinhos”, que possuem período de vida mais longo e são mais resistentes às oscilações de temperatura.

“A ideia é termos a rua das Palmeiras totalmente florida no mês de novembro, especialmente para a 80a Festa das Flores”.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?