Rio Itajaí-Mirim deve sair da calha nesta quinta-feira em Brusque

Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque

Por: Luan Tamanini

16/11/2023 - 15:11 - Atualizada em: 16/11/2023 - 15:37

O rio Itajaí-Mirim deve sair da calha na noite desta quinta-feira (16) em Brusque. Em live realizada nas redes sociais da Prefeitura de Brusque durante a manhã, o agente de Defesa Civil, Edevilson Cugiki, trouxe informações de que as chuvas atingiram aproximadamente 80 milímetros em poucas horas no município de Vidal Ramos, cidade onde se localiza a nascente do rio.

“Essa água de Vidal Ramos deve chegar a Brusque no início da noite, trazendo reflexos para o rio Itajaí-Mirim. A princípio temos a informação que o rio sairá da calha, na região da Beira-Rio, e no decorrer das próximas horas, conseguiremos fazer uma projeção de nível para saber o quanto esse nível deverá chegar e quais áreas serão atingidas”, comenta Cugiki.

Outra live será realizada no período da tarde desta quinta-feira, com mais informações e novas atualizações sobre os níveis de chuvas. Em Brusque, a previsão é de chuva durante todo o dia, podendo ocorrer temporais em alguns momentos.

A Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado até o sábado (18). O risco é alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense.

Ações coordenadas

Na tarde desta quinta-feira (16), o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC), composto por integrantes da Prefeitura de Brusque e de forças da segurança pública que atuam na cidade, se reuniu na sede da Defesa Civil.

Na ocasião, foram deliberadas as ações para mitigar os danos das possíveis ocorrências trazidas pelas chuvas. Dentre outros assuntos, ficou determinado o bloqueio dos acessos de ambas as margens da Beira Rio, assim que a mesma alagar.

Secretarias como Obras e Desenvolvimento Social também ficarão de sobreaviso para atender possíveis ocorrências e desalojados.