Rio do Sul eleva cota de inundação e enfrenta a quinta enchente do ano

Foto: Redes sociais

Por: Luan Tamanini

16/11/2023 - 13:11 - Atualizada em: 16/11/2023 - 13:46

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, enfrenta mais uma enchente nesta quinta-feira (16) – a quinta só em 2023. De acordo com a Defesa Civil, o rio Itajaí-Açu sobe em velocidade acima da média por conta das fortes chuvas registradas em regiões acima da cidade, que já superaram o esperado para todo o dia. Na última medição, realizada às 13h, o nível do rio estava em 8,35m.

Faça parte do nosso grupo no WhastApp e saiba tudo que acontece em Blumenau e região!

Com isso, a Defesa Civil elevou a cota de inundação no município para 9 metros e a cota de atenção para 10 metros. Ou seja, moradores que residem em regiões que alagam com 9 metros precisam providenciar a retirada de pertences e a saída para locais seguros. O município já tem cinco abrigos abertos e recebendo a comunidade. Os pedidos de abrigo devem ser feitos pelo telefone 199.

Conforme o órgão, o volume de precipitação registrado até o meio-dia já superou o esperado para todo o dia, o que obrigou a revisão dos cálculos de nível. Inclusive, novas atualizações poderão ocorrer ao longo do dia.

As comportas das barragens de Taió foram todas fechadas e apenas uma comporta da barragem de Ituporanga permanece aberta. O volume de contenção das estruturas nesta quinta-feira ao meio dia não supera os 25%.

Emergências diversas como pessoas ilhadas e em situação de risco ou deslizamentos de terra, rachaduras em muros, queda de árvores ou postes que colocam residências em risco, devem ser informadas a Defesa Civil pelo telefone 199.