Reisdorfer avalia primeiro ano no comando do 14º Batalhão, em Jaraguá do Sul

Com um olhar regional, Reisdorfer modificou a forma de atuação da tropa no policiamento ostensivo e buscou dar mais eficiência para o operacional com o emprego de tecnologias | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

19/11/2019 - 18:11 - Atualizada em: 19/11/2019 - 19:07

“Foi um ano de desafios e de vitórias”. É com essa simples frase que o tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer resume os primeiros 365 dias no comando do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), responsável pela segurança de mais de 270 mil pessoas em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá.

Ao assumir o posto no dia 19 de novembro de 2018, o oficial entrou em um novo terreno, muito diferente da cabine do helicóptero Águia 1, da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, onde trabalhou por dez anos, três deles como piloto da aeronave.

Com um olhar regional, Reisdorfer modificou a forma de atuação da tropa no policiamento ostensivo e buscou dar mais eficiência para o operacional com o emprego de tecnologias. No período, foram investidos R$ 2,2 milhões em equipamentos e na infraestrutura do batalhão.

“Um dos destaques é o nosso superdrone. Ele já foi utilizado em ocorrência policial, na operação do condomínio Érika Modrock e na Schützenfest. É uma ferramenta, uma inovação tecnológica que a gente trouxe. Ele já tem uma câmera com um grande alcance e o próximo passo é a compra da termal”, destaca.

Reisdorfer (E) comandou ao lado do delegado regional Fabiano dos Santos Silveira (D) uma operação no condomínio Érika Modrock | Foto: 14º BPM/Divulgação

Operações como a Murum, que buscou dar mais segurança para os limites da região, ajudaram a diminuir os índices de roubos e furtos. De janeiro a outubro de 2019, houve redução de 20% no número de roubos nos cinco municípios em comparação ao mesmo período do ano passado.

A taxa de tentativas de homicídio também caiu nos cinco municípios. Nos primeiros dez meses do ano, houve uma queda de 39% no número de casos. As apreensões aumentaram 48% de janeiro a outubro de 2019 em comparação com 2018.

“Assumir o 14º Batalhão foi um grande desafio na vida pessoal e profissional. Nós diminuímos os índices criminais, de furtos e roubos e tentativas de homicídio. Eu penso que o operacional do batalhão ganhou uma nova performance, mais dirigida aos que servem na ponta do policiamento”, comenta o comandante.

Aumento da prevenção

Reisdorfer também destaca a ampliação do trabalho de prevenção no 14º BPM. O número de Rede de Vizinhos aumentou de 49 para 109 em Jaraguá do Sul. Massaranduba tem 100% de cobertura no programa. Agora, todas as policiais mulheres do batalhão estão capacitadas para atuar na Rede Catarina.

“Neste primeiro ano, não tivemos nenhum feminicídio. Mas temos uma cifra negra na violência doméstica. Recebemos um aporte da Acijs para realizar uma campanha para uma mudança cultural e buscar a diminuição desses números”, lembra.

Interação com a comunidade

Um dos eventos promovidos neste ano foi a Corrida do Tático | Foto: 14º BPM/Divulgação

Além do trabalho de prevenção, outro destaque é a aproximação do 14º Batalhão com a comunidade. Reisdorfer lembra que foram realizados diversos eventos, como o Baile de Gala, a Corrida do Tático e o Vem Com a PM temático de Festa Junina, que trouxe cerca de 5 mil pessoas para a unidade.

“Nós pretendemos continuar com esses eventos. Procuramos buscar novas estratégias para nos aproximar da comunidade. Nós abraçamos a comunidade e a comunidade nos abraça”, frisa o tenente-coronel, ao lembrar da parceria com o Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil e Prefeitura.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram