Regional de Jaraguá do Sul registra terceira morte por Influenza

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/04/2016 - 10:04 - Atualizada em: 18/04/2016 - 10:42

A Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, por meio da Gerência de Saúde, recebeu na tarde de sexta-feira, 15, a confirmação de mais um caso de Influenza A (H1N1). Os dois casos de Influenza A (H1N1) são de Guaramirim. O terceiro caso confirmado é de Jaraguá do Sul por Influenza B. Os três pacientes morreram.

Segundo o Sistema Nacional de Agravos e Notificações, o terceiro óbito foi na última terça-feira, 12. Um homem de 60 anos, de Guaramirim, que estava internado no Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul.

O primeiro caso registrado na Regional foi um homem de 49 anos de Guaramirim por Influenza A (H1N1) e o segundo foi uma menina de 10 anos de Jaraguá do Sul por Influenza B.

Na última quarta-feira, 13, a Gerência de Saúde havia informado 17 casos suspeitos neste ano. Este número diminuiu para 16 porque um dos pacientes teve a coleta fora do protocolo e não foi aceita pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, em Florianópolis.

Abaixo situação e números da Influenza na Regional de Jaraguá do Sul atualizados na sexta-feira, 15:

Município Quantidade Situação
Corupá 1 Aguardando resultado
Guaramirim 5 2 H1N1 – óbito

1 negativo

2 aguardando resultados

Jaraguá do Sul 6 1 B – óbito

1 H1N1 – notificado por Joinville

4 negativos

Massaranduba 2 1 negativo – notificado por Blumenau

1 aguardando resultado

Schroeder 1 Aguardando resultado
Navegantes 1** negativo

**O paciente do município de Navegantes estava em Jaraguá do Sul quando realizou os exames e por isso é contabilizado nesta Regional.

Prevenção

– Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

– Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

– Manter os ambientes ventilados;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Campanha de Vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, vai antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra o vírus influenza, que estava prevista para acontecer de 30 de abril a 20 de maio, sendo 30 de abril o dia “D” de mobilização nacional para intensificação da vacinação para todos os grupos.

De acordo com o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016, Santa Catarina receberá 1.759.000 doses da vacina no total. Para dar início à campanha, o Estado deverá receber 754.130 doses, o equivalente a 42,8% do total, de acordo com o cronograma enviado pelo Ministério da Saúde.

As doses já vão proteger contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de casos graves por gripe.

 Quem deve receber a vacina

Nesta campanha, serão vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

Fonte: Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul