Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Região de Joinville registra queda de 15% nos homicídios em 2022

Divulgação/5º CRPM

Por: Pedro Leal

11/01/2023 - 14:01 - Atualizada em: 11/01/2023 - 14:56

O 5º Comando Regional da Polícia Militar divulgou nesta terça-feira (10) os dados de homicídios referentes a região, composta pelos municípios de Joinville, Araquari, Itapoá, Garuva, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Barra Velha e São João do Itaperíu.

A região teve uma queda de 15% no número de homicídios, passando de 132 mortes violentas em 2021 para 112 em 2022.

Já em Joinville, a queda foi de 26%, passando de 76 para 56 mortes.

A divulgação vem após os resultados da operação Saturação Morro do Meio, em Joinville. O único homicídio registrado no bairro em 2022 foi em confronto com a Polícia, segundo o comandante do 5º Comando Regional, o coronel Márcio Leandro Reisdorfer.

No início dessa semana, seis pessoas foram mortas de forma violenta no bairro Morro do Meio. Durante todo o ano de 2022, especificamente nesse bairro ocorreu uma morte violenta, resultado de um confronto com a PM durante uma ocorrência de assalto a mão armada.

Logo após o ocorrido, iniciou-se a Operação Saturação no bairro Morro do Meio, a fim de reestabelecer a ordem pública e devolver a sensação de segurança para a população. A operação não tem previsão de término e está acontecendo durante 24 horas, todos os dias.

Ações como essa ocorreram durante todo o ano de 2022, a exemplo da Operação Fecha Bairro. Neste ano, as operações iniciaram pelo bairro Morro do Meio e se estenderão por toda região, com o intuito de combater a criminalidade e preservar a ordem.

Foram realizadas visitas a comércio, barreiras policiais, abordagens a pessoas e a veículos, com o intuito de apreender drogas, armas e pessoas com mandado de prisão ativo.
O bairro faz parte de uma área com uma redução de 58% nos homicídios na área do do 17° BPM, responsável pela zona sul e parte da zona oeste de Joinville, caindo de 34 para 14 homicídios.

Esse é o menor número de mortes violentas para a área desde 2007, com menos de metade das mortes dos dois melhores anos da série histórica, 2007 e 2020, com 31 homicídios cada.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).