Região de Jaraguá do Sul vai receber novos policiais civis e militares

Foto: Ilustrativa/Divulgação

Por: Claudio Costa

24/11/2017 - 06:11 - Atualizada em: 24/11/2017 - 11:42

As cidades que fazem parte da 15ª Regional de Polícia Civil, principalmente Jaraguá do Sul e Guaramirim, vão receber um reforço no número de policiais no fim de 2017. De acordo com o delegado regional Adriano Spolaor, dois delegados e quatro agentes de polícia civil reforçarão o quadro de policiais da região. Os policiais civis que virão para a região fazem parte da turma que se forma no dia 27 de dezembro, em Florianópolis.

Spolaor frisa que dois agentes de polícia virão para a Delegacia de Jaraguá do Sul e outros dois irão para a Delegacia de Guaramirim. “Dos delegados, virão dois. Mas um vai embora. Haverá o aumento real de apenas um delegado”, comenta o delegado regional. Ele explica que o delegado Eric Uratani, titular da Divisão de Furtos e Roubos, foi promovido e vai compor o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Lages.

Além do delegado que se forma na nova turma da Polícia Civil, a região volta a contar com o trabalho do delegado Leandro Mioto, que estava em Papanduva, no Planalto Norte de Santa Catarina. “Um deles deve assumir interinamente a Divisão de Furtos e Roubos. O outro ainda não sei para onde vai nesse primeiro momento. Ele vai ficar fazendo plantões até ficar definido o esquema das promoções, que devem sair em janeiro ou fevereiro. Depois, vou fazer os ajustes e colocar os delegados onde forem atender melhor o interesse público”, explica Spolaor.

O delegado regional considera que o número de novos policiais civis está aquém da realidade da região. “É um reforço importante, porém entendo que é insuficiente. São poucos policiais que vieram desta vez e o nosso déficit é histórico. Então, nós temos ainda que esperar um tempo para ter o número ideal de policiais. Na última vinda de policiais civis, nós fomos agraciados com um número razoável. Os novos agentes vão suprir as aposentadorias e com a nova equipe de furtos e roubos precisávamos de mais policiais”, revela.

Região também vai receber novos PMs

A região de Jaraguá do Sul também vai receber uma nova leva de policiais militares. Ao todo, 927 novos soldados estão em formação em todo o Estado e as formaturas devem acontecer entre os dias 13 e 15 de dezembro. Em Jaraguá do Sul, o 14٥ Batalhão de Polícia Militar cuida da formação de 30 novos PMs. De acordo com o coordenador do Curso de Formação de Soldados, major Aires Volnei Pilonetto, eles vão se formar junto com a turma que está em formação no 8º Batalhão de Polícia Militar, em Joinville.

O major, que também responde pelo setor de Comunicação Social do batalhão, explica que ainda não há informação de quantos policiais militares virão para a unidade. Segundo ele, o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, solicitou ao comando da 5ª Região de Polícia Militar a vinda de 40 novos PMs. Um relatório com um estudo técnico foi entregue junto com o pedido. “A nossa expectativa é que venham pelo menos esses 40 policiais militares para os cinco municípios”, comenta Pilonetto.

Fora o pedido do 14º Batalhão de Polícia Militar, as associais empresariais dos cinco municípios, encabeçadas pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), fizeram o pedido de reforço de 70 policiais militares para a região. O documento da classe empresarial foi assinado pelos prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores e entregue para o governador Raimundo Colombo no dia 9 de novembro.

“Em todos os meus encontros com o governador Raimundo Colombo, temos pedido a permanência dos policiais que estão em treinamento aqui na cidade. É injusto que eles não fiquem na região, já que eles foram treinados em meio ao cotidiano da cidade e temos um efetivo muito abaixo do ideal. O título de ‘cidade mais pacífica do Brasil’ é mantido graças ao esforço do Poder Público, da iniciativa privada e da comunidade, por isso estamos contando com a compreensão da Secretaria de Segurança Pública do governador para manter estes policiais no Vale do Itapocu”, afirma o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

LEIA MAIS:

– PM retoma barreiras para fiscalização de trânsito com alunos em Jaraguá

– Após Formatura do Fogo, futuros PMs começam período de estágio