Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Quem é o adolescente que invadiu escola e matou uma criança no RS

Foto: Reprodução Redes Sociais

Por: Claudio Costa

09/07/2025 - 05:07 - Atualizada em: 09/07/2025 - 05:55

O adolescente que invadiu uma escola com um facão e matou uma criança em Estação, no Rio Grande do Sul, tem 16 anos e está detido pela Polícia Civil. O ataque ocorreu na manhã desta terça-feira (8). A identidade do autor foi confirmada pela reportagem de Veja junto à polícia gaúcha. Até a publicação desta reportagem, o perfil dele no Instagram estava desativado.

O coronel Carlos Alberto Aguiar, chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Norte, informou que o adolescente é morador de Estação, mas não estuda na escola municipal Maria Nascimento Giacomazzi, onde ocorreu o crime.

“O que sabemos é que ele chegou à escola, carregando dois facões e algumas bombinhas na mochila, dizendo que queria entregar um currículo. Depois, pediu para ir ao banheiro e invadiu uma sala do terceiro ano do ensino fundamental, onde começou o ataque”, disse o comandante.

Ainda, segundo Aguiar, informações preliminares da investigação apontam que o adolescente apresentou “fala desconexa” após ser detido e há suspeita de que ele seja portador de transtorno psiquiátrico. Mais cedo, o prefeito de Estação, Geverson Zimmermann (PSDB), afirmou à imprensa local que o jovem teria passado por uma consulta com psiquiatra na segunda-feira (7), um dia antes do atentado.

Os motivos que levaram o adolescente a cometer o crime estão sendo investigados pela Polícia Civil gaúcha, que está ouvindo familiares e pessoas próximas a ele.

Após entrar na escola sob o pretexto de entregar seu currículo, o adolescente invadiu uma sala de aula do terceiro ano fundamental, puxou um facão e começou a atacar as crianças de forma, aparentemente, aleatória. Ele desferiu golpes em três crianças e na professora, que tentou impedir o ataque, antes de ser contido por servidores da instituição.

Uma das crianças atingidas foi Vitor André Kungel Gambirazi, de nove anos, que recebeu golpes de facão no tórax. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento. As outras vítimas são duas meninas, de oito anos, e uma professora, de 34, que foram encaminhadas para socorro em hospitais da região e, segundo Aguiar, não correm risco de vida.

Depois do crime, a prefeitura de Estação decidiu suspender as aulas na rede municipal por tempo indeterminado, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSD), determinou o reforço da segurança nas instituições de ensino. De acordo com o comandante do CRPO Norte, a escola onde houve o ataque segue isolada, e a Brigada Militar está em alerta e realizando policiamento nos colégios do município.

*Com informações de Veja.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.