Projeto Estudante Cidadão será implantado em Guaramirim

Foto: Divulgação

Por: Claudio Costa

08/08/2019 - 06:08

O projeto de prevenção Estudante Cidadão será implantado em Guaramirim. A Polícia Militar apresentou a iniciativa, uma parceria entre a corporação e o município, na Câmara de Vereadores, na tarde de terça-feira (6).

A primeira unidade a receber o projeto será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Mathias, no bairro Caixa D’água, mas ainda não há previsão de início. O Estudante Cidadão tem como objetivo trabalhar a fixação de valores positivos, criar identidade e responsabilidade e resgatar a figura do professor como mestre e condutor de ações pedagógicas.

Implantado inicialmente em Camboriú, o projeto busca aumentar a autoestima da comunidade e diminuir os índices de criminalidade no entorno da unidade escolar. As atividades do Estudante Cidadão são desenvolvidas em cada escola num período de cinco meses.

O prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini, ressaltou que as parcerias com a Polícia Militar são de extrema importância e que a iniciativa vem somar as ações já desenvolvidas pela Secretaria de Educação.

De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão da PM, Capitão Rafael Marcon, o projeto alcançou números expressivos em Camboriú e serve de modelo para a implementação da iniciativa em outras cidades catarinenses.

“Os policiais coordenam a recepção das crianças e pais, fazem hasteamento das bandeiras, executam a canção de hinos. A direção da escola e os PMs utilizam a palavra para dar boas-vindas aos alunos. Depois, eles são encaminhados à sala de aula e é feita a apresentação ao professor”, explica Marcon.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger