Projeto coordenado por promotor de Jaraguá do Sul fica em segundo lugar em prêmio do MPSC

Foto: MPSC/Divulgação

Por: Claudio Costa

16/12/2022 - 11:12 - Atualizada em: 16/12/2022 - 11:25

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O projeto Trabalhando Juntos, coordenado pelo promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, que atua na 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul, ficou em segundo lugar do prêmio José Daura. A ação que busca ajudar menores a em situação de vulnerabilidade a entrar no mercado de trabalho ganhou destaque entre inúmeras ações do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

A entrega do prêmio foi realizada nesta quarta-feira (14), quando é comemorado o Dia do Ministério Público. Ele homenageia o ex-procurado-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina. Aos 101 anos, Daura acompanhou a entrega do prêmio no auditório do MPSC, em Florianópolis.

Cota ressalta a importância do projeto lançado em Jaraguá do Sul em agosto de 2021. Ele explica que , explica que a iniciativa é importante porque ajuda no combate à evasão escolar e à falta de perspectiva de crescimento profissional de jovens e adolescentes.

“Os jovens escolhidos cometeram atos infracionais, estão em abrigos ou fazem parte de família que estão sendo acompanhadas pelo Cras. A assistência social indica para a gente esses jovens e, a partir do momento que a gente recebe esses nomes, encaminhamos para o CIEE, o nosso grande parceiro. Obviamente, esses jovens passam por um treinamento, de uma capacitação para chegar ao mercado”, explica.

“Então, a gente faz essa conexão com as empresas, que através da Lei dos Aprendizes são obrigadas a recrutar esse pessoal. As empresas contratam esses jovens, que muitas vezes têm um ganho relevante, porque é uma mão de obra que tem muita potencialidade. Esses jovens aguardam uma chance única de ter o primeiro emprego e trabalham com muita vontade porque vêm de uma condição muito ruim”, completa.

O promotor de Justiça destaca que todos os jovens são acompanhados através de um procedimento e que esse é um projeto permanente da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul. Cota ressalta que há um grande número de adolescentes recrutados para a capacitação.

“A gente também tem um grande número de empresas que não preencheram essas vagas. Uma vaga que é garantida por lei e que é uma obrigação de contratar determinado jovens. A gente pretende equalizar esses números levantando os jovens que estão precisando e as empresas que têm vagas para oferecer”, pondera.

“Precisamos fazer a conscientização dessas empresas mostrando que é um ganha-ganha. Ganha o jovem, ganha a empresa e ganha a sociedade, pois jovens que poderiam entrar no mundo do crime ou causar algum outro tipo de problema social são retirados das ruas”, frisa.

Cota salienta que a premiação trouxe mais visibilidade para o projeto desenvolvido em Jaraguá do Sul. A ação coordenada pelo promotor foi escolhida em meio a outros projetos de todo o Estado para compor os cinco finalistas.

“Os promotores desenvolvem cases em suas comarcas para serem replicados em outras cidades. A gente ficou entre os finalistas e, dentro dessa homenagem ao Dia do Ministério Público, ficamos em segundo lugar. A importância dessa colocação é muito grande pela divulgação, pela consideração do tamanho do projeto e também pela possibilidade desse projeto ser replicado em inúmeras comarcas de Santa Catarina, o que seria um grande ganho”, finaliza.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.