Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Programação do Grupo de Resposta Jaraguá reúne oito entidades na Arena

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/04/2018 - 09:04 - Atualizada em: 23/04/2018 - 09:57

O feriado de Tiradentes, no último sábado (21), foi de trabalho para os integrantes do Grupo de Resposta Jaraguá (GRJ). Durante o período da manhã, o GRJ foi oficialmente apresentado para a comunidade e, à tarde, os integrantes passaram pelo primeiro treinamento, com ênfase nos tipos de viaturas, comunicação e transporte, bem como a interação dos integrantes, o trabalho de cada equipe e o potencial de cada um.

Quer receber as notícias do OCP Online no WhatsApp? Clique aqui

Máquina da Secretaria de Obras e Serviços Públicos | Foto Divulgação/PMJS

A programação aconteceu na Arena Jaraguá, onde as oito entidades integrantes do Grupo de Resposta Jaraguá (Diretoria de Proteção e Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Grupo Gerar, Polícia Militar, Clube de Canoagem Kentucky, Jeep Clube, Clube de Rádio Amador, Secretaria de Assistência Social e Habitação e Secretaria de Obras e Serviços Públicos), expuseram suas estruturas, atividades e projetos. Também chamou a atenção o helicóptero Arcanjo 03 dos Bombeiros Militares de Santa Catarina e que tem sua base na cidade de Blumenau.

Emanuela Wolff lembrou da importância de ter um grupo organizado para dar respostas à comunidade em casos de emergência | Foto PMJS/Divulgação

Durante a apresentação do GRJ, a Chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Emanuela Christian Wolff, lembrou da importância de ter um grupo organizado para dar respostas à comunidade em casos de emergência.

“Lembro das dificuldades que enfrentamos nos últimos eventos climáticos, pela falta de um plano de ação. É muito importante que esses grupos se conheçam e trabalhem juntos. Jaraguá do Sul tem o voluntariado no coração e isso é fundamental para o sucesso”, enalteceu.

Leia mais:

https://ocponline.com.br/defesa-civil-distribui-nova-versao-do-plano-de-contingencia/

Emanuela acrescentou que o município conta com um Plano de Contingência atualizado pela Defesa Civil no ano passado e que servirá de base para qualquer operação emergencial. Lembrou ainda que a Administração vem fazendo sua parte nas ações de prevenção, e citou as duas obras de contenção no Rio Jaraguá (fundos do Clube de Campo Beira Rio e imediação do Centro Cultural Alemão), que serão feitas nos próximos meses para conter o avanço do rio sobre os terrenos destas entidades.

Programação aconteceu na Arena Jaraguá | Foto PMJS/Divulgação

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Gildo Martins de Andrade Filho, lembrou que os eventos climáticos são cíclicos e, por isso, é importante estar preparados para atender a população.

“Devido a isso, nós já fizemos dois simulados de emergência com os policiais do Batalhão para darmos respostas rápidas à comunidade”, contou.

Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Gildo Martins de Andrade Filho | Foto Arquivo

Já o coordenador regional de Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, disse que Jaraguá do Sul é exemplo para o Estado, saindo na frente com a criação do grupo de respostas, que é uma exigência da Defesa Civil Estadual.

“O município também está na lista da Defesa Civil Estadual como um dos mais propensos a sofrer eventos climáticos. Por isso, é preciso estar sempre preparado para diminuir o impacto nas questões de vidas e patrimônios”, acrescentou.

De acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, ainda em 2018 serão feitos mais dois treinamentos em datas a serem definidas e um simulado, no mês de novembro.

Leia também:

https://ocponline.com.br/defesa-civil-de-sc-inaugura-centro-integrado-em-jaragua-do-sul/

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação