Na Semana do Meio Ambiente, comemorada entre 5 e 9 de junho, a Polícia Militar Ambiental anuncia uma importante iniciativa a ser implantada em Jaraguá do Sul. Trata-se do Programa Protetor Ambiental voltado para jovens de 12 a 15 anos de escolas públicas do município.
O comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, major Ruy Florêncio Teixeira Junior, conta que as tratativas para a implementação do programa estão avançadas. Segundo ele, a primeira turma do programa deve ser iniciada no próximo ano.
Em um primeiro momento, Ruy foi convidado para uma reunião com a comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Arlene de Souza Villela, para discutir a implantação do programa no município. Ela destacou a importância desse modelo de ensino em Jaraguá do Sul.
“Esse programa existe há anos na Polícia Militar Ambiental. Acredito que é de suma importância a ampliação do Programa Protetor Ambiental na nossa região. Principalmente, essa visão de multiplicar junto aos jovens essa concepção sobre o meio ambiente, com lições importantes sobre fauna, a flora e o espaço em que eles vivem. Então, a ideia é que possamos firmar as parcerias para trazer esse programa para Jaraguá do Sul”, frisa Arlene.
“A coronel Arlene nos provocou a trazer esse projeto para Jaraguá do Sul. Ela é muito comprometida com a pauta educacional e com o papel da Polícia Militar na educação. Então, se interessou pela atuação da Polícia Militar Ambiental nesse campo. Havendo a provocação da coronel Arlene, nós procuramos a Prefeitura de Jaraguá do Sul para verificar a viabilidade. Fomos muito bem recebidos pela secretária de Educação, Emanuela Wolff. Eles garantiram todo o suporte de recursos para executar esse programa durante todo o ano”, comenta Ruy.
Os alunos do Programa Protetor Ambiental recebem alimentação, uniforme e transporte gratuitos para as visitas que serão feitas. Após uma seleção, os adolescentes serão acompanhados pelos policiais militares ambientais. Inclusive, o major estuda a possibilidade de ele realizar as instruções em Jaraguá do Sul.
“Eles terão aulas e vivências relacionadas com a pauta ambiental, como biologia, botânica e sustentabilidade. Nas visitas de campo, vão visitar áreas de preservação ambiental e realizar atividades lúdicas. Ao final de um ano de convívio, os alunos se formam como protetores ambientais e, a partir do ano seguinte, atuam auxiliando a Polícia Militar Ambiental ou mesmo a Prefeitura em atividades ambientais”, explica.
Ruy comenta que, infelizmente a Polícia Militar Ambiental não consegue ter contato com todas as pessoas para fazer a sensibilização sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Porém, trabalhando bem essa turma de protetores ambientais, ela poderá trazer essa mensagem em seus lares, na vizinhança, na escolas e nas atividades com a comunidade.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):
Telegram