Proerd realiza formatura de 307 crianças em Corupá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/12/2017 - 22:12 - Atualizada em: 13/12/2017 - 22:55

Uma bela cerimônia reuniu 307 alunos dos 5º anos para a formatura da 17ª edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ocorreu na noite de terça-feira (12), no Ginásio Willy Germano Gessner, em Corupá. Participaram do evento o vice-prefeito Arno Neuber, a secretária de Educação e Cultura Miriam Taufenbach, os vereadores Alceu Moretti (presidente da Câmara), Inês Tamanini, Alaor Duarte, Lairton Müller e Felipe Rodrigues, os representantes do 14º Batalhão da Polícia Militar Aires Volnei Pilonetto, Antônio Benda da Rocha e o comandante do Grupamento da PM de Corupá Sérgio Pádia da Rosa, o empresário Curt Linzmeyer e o representante do Conselho de Segurança (Conseg) Neri Heinzen, além de pais, diretores e professores das quatro escolas envolvidas.

Durante a formatura foi passado um vídeo com informações sobre o Proerd e outro com os alunos que participaram da edição deste ano. Também ocorreu o juramento dos formandos, premiação das melhores redações dos 5º anos sobre o que aprenderam nas aulas do Proerd e que receberam o leão de pelúcia do Daren, sorteio de brindes e a entrega de uma bicicleta para a melhor redação e outra como sorteio doadas pelo empresário Curt Linzmeyer. As empresas Marisol e Weg também são patrocinadoras do Programa.

O vice-prefeito Arno Neuber comentou em seu discurso sobre a importância do Proerd para evitar que os estudantes tenham contato com as drogas que acabam destruindo muitas famílias. Já o coordenador no Proerd na região, major Aires Volnei Pilonetto, enfatizou a importância do envolvimento dos pais para o monitoramento e educação dos filhos com relação ao uso de drogas. “O Proerd orienta os estudantes sobre as condutas que devem tomar para evitar o contato com as drogas, mas os pais têm um papel muito importante em fazer a orientação dentro de casa”, complementou.

Segundo instrutor do Proerd em Corupá, sargento Luiz Carlos Massaneiro, o objetivo do programa é eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens e também orientar sobre o comportamento evitando a violência entre as crianças. O programa trabalha com o apoio de três bases: a escola, a família e a Polícia Militar. Em 18 anos de existência na região, quase 75 mil mil crianças já passaram pela Proerd. Em Corupá, o Proerd foi implantado há 17 anos e já preparou 5.375.

 Confira a lista dos alunos dos segundos anos destaques na redação sobre o Proerd:

Laura Beatriz Mendonça – Escola Aluísio de Carvalho

Alexia Talita Galdino – Escola Aluísio de Carvalho

Emily Silva Ferreira – Escola José Pasqualini

Karen Bianca Siqueira – Escola São José

 Alunos dos quintos anos que tiveram destaque na redação por escola:

Escola Aluísio Carvalho de Oliveira:

Bianca Lewin (5º 1)

Eduardo Benkendorf (5º 2)

Alex Gabrel Zastrow (5º 3)

Escola Aluísio Carvalho de Oliveira

Raquel Bosse (5º 1)

Yasmin Josfa Coser (5º 2)

Escola Francisco Mees

Gustavo Pasold (5º 1)

Bárbara Gessner (5º 2)

Escola São José

Jaquelini Vicnesky (5º 1)

Ayumi da Silva Shiratu (5º 2)

Hellen Giovana Siqueira (5º 3)

*Aluno Vencedor da Redação: “O que eu aprendi com o Proerd” – Eduardo Gabriel Bekendorf – ganhou uma bicicleta.

*10 professores que trabalham na quatro escolas municipais de Corupá foram homenageados durante a formatura do Proerd com a entrega do leão de pelúcia Daren.