A Arena Jaraguá recebeu mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na noite desta terça-feira (21). Neste ano, 2.220 crianças receberam a equipe de policiais militares que fazem parte do programa. Participaram alunos dos quintos anos de 100 escolas das redes municipal, estadual e particular.

Em Jaraguá do Sul, mais que uma geração de alunos já passou pelos 19 anos de programa, um total de 40 mil crianças envolvidas. Na região de atuação do 14º Batalhão de Polícia Militar, que também engloba Massaranduba, Schroeder, Corupá e Guaramirim, cerca de 70 mil estudantes participaram do programa.

Alunos posam ao lado do mascote Daren | Foto: Marcelo Luís/14º BPM/Divulgação

De acordo com o capitão Antônio Benda Rocha, um dos instrutores, o Proerd busca prevenir o uso de drogas e a violência entre os jovens. O trabalho está presente em toda Santa Catarina e é dos programas mais atuantes da Polícia Militar. Em todo o Estado, 1,3 milhão de crianças participaram Proerd. Ou seja, um em cada sete habitantes de SC já passou por uma das animadas aulas ministradas pelos policiais militares.

Capitão Benda faz a coreografia da música tema do programa ao lado do mascote Daren | Foto: Marcelo Luís/14º BPM/Divulgação

“Desde o início, a proposta foi levar uma conscientização envolvendo a escola, a família e a Polícia Militar. A ideia é passar uma informação positiva sobre ficar longe das drogas. Uma mensagem de que elas podem ser cidadãos saudáveis e responsáveis”, comenta o oficial.

Quer receber as notícias no WhatsApp?