Procura pela imunização contra a gripe foi grande no primeiro dia da campanha em Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/04/2016 - 15:04

Imunização acontece até 20 de maio. Secretaria da Saúde garante que todas as pessoas do grupo prioritário terão acesso às doses

Todas as unidades de saúde de Jaraguá do Sul, com sala de vacina, iniciaram na manhã de hoje (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). A procura da população pela imunização foi grande e as filas se formaram desde cedo, até fora das unidades. O Dia D da campanha acontece neste sábado (30), das 8 às 17 horas, em todas as unidades com sala de vacina. De acordo com a supervisora de imunização da Secretaria da Saúde, Ana Cristina Machado Kneipp, o grande número de pessoas em busca da vacina pode ter sido influenciado pela notícia de óbitos na região devido ao vírus Influenza.

Ana Cristina ressalta que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários – gestantes em qualquer fase da gravidez, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses a menor de cinco anos, portadores de doenças crônicas, presos e funcionários do sistema prisional – terão suas doses garantidas. “Temos um público prioritário de aproximadamente 35 mil pessoas em Jaraguá. Recebemos no primeiro lote dez mil doses. Ainda esta semana receberemos mais 20% do total de doses, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. O total de doses deve ser repassado do estado para o município em quatro lotes, até 20 de maio”, detalha.

Doentes crônicos
Doentes crônicos que não frequentam uma unidade municipal de saúde, precisam levar consigo, além da identidade e carteira de saúde, um encaminhamento médico por escrito dizendo que o paciente é doente crônico, especificando a doença através de CID (Classificação Internacional de Doenças). Só serão vacinados os doentes crônicos com o encaminhamento médico, com exceção daqueles que são acompanhados por programas das unidades de saúde e já tem nos registros a comprovação de doença crônica. São consideradas doenças crônicas, passíveis de vacina contra a gripe, doença respiratória crônica (paciente que usa medicação contínua. A rinite não se encaixa nessa classificação), doença cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão (HIV, lupus, artrite reumatoide, entre outras), trissomias e obesidade mórbida.

Fonte: PMJS