Princípio de incêndio em salão de igreja em Massaranduba

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/02/2016 - 20:02 - Atualizada em: 02/02/2016 - 20:56

Fogo atingiu a cozinha do salão de uma igreja católica, no bairro Ribeirão da Lagoa, em Massaranduba.

Às 18h58 desta terça-feira (2), os bombeiros de Massaranduba foram acionados para controlar um incêndio na cozinha do salão da igreja católica na SC-415. Um caminhão de combate a incêndio dos bombeiros de Massaranduba foi deslocado para o atendimento à ocorrência.

De acordo com os bombeiros, o fogo atingiu o forno da cozinha, onde estava sendo feito cuca e pão para a festa da igreja. Os bombeiros acreditam que o rompimento do lacre de segurança do botijão causou o incêndio.

As próprias pessoas que estavam no local conseguiram controlar o fogo, que chegou atingir também o forro de PVC da cozinha por causa do aquecimento do ambiente. Os bombeiros fizeram a verificação no local e contaram também com o apoio dos bombeiros de São João do Itaperiú, dois bombeiros da cidade vizinha foram com uma viatura até o local. O motivo da ajuda de São João do Itaperiú foi que a corporação de Massaranduba não queria deixar a base sem ambulância, pois poderia ter algum caso clínico nesse intervalo.

Os bombeiros também orientam que o aconselhado é ter unidades de gás para o lado de fora da cozinha, para evitar ocorrências deste tipo.

Onde armazenar o botijão?

 Coloque o botijão sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento e:

  • Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.);
  • Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
  • Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
  • De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries.

Veja as fotos: