PRF localiza pássaros silvestres em porta-malas de carro na BR-470 em Blumenau

Foto: Divulgação / PRF

Por: Luan Tamanini

29/08/2023 - 10:08

Dezenove aves silvestres caçadas ilegalmente foram localizadas no porta-malas de um carro na noite dessa segunda-feira (28) na BR-470 em Blumenau. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os pássaros da espécie “Trinca-Ferro”, protegida por lei, estavam sendo transportados dentro de caixas de sapato e em uma gaiola.

O fato ocorreu por volta das 21h. Os agentes faziam o trabalho de fiscalização quando abordaram um veículo Ford Ka com placas de Itajaí. Durante o procedimento, encontraram as aves no porta-malas do veículo.

O motorista e o passageiro disseram que caçaram as aves em Itaiópolis e que as levariam para Itajaí. Uma rede de caça e dois aparelhos de som que eram utilizados como “canto” para atrair as aves foram encontrados no veículo.

Os pássaros foram entregues à Polícia Militar Ambiental. O condutor e o passageiro, que já foi flagrado pelo mesmo crime em 2021, vão responder a Termo Circunstanciado de ocorrência (TCO), pelo crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre sem autorização dos órgãos ambientais.