Um caminhão Mercedes Benz Axor de Itaperucu (PR) com quase 10 toneladas de excesso foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta terça-feira (31), na BR-116, em Mafra, no Planalto Norte de SC. O veículo foi notificado pelo excesso de peso e por ter ultrapassado a capacidade máxima de tração (CMT) em 1.720 kg, as multas aplicadas totalizaram aproximadamente quatro mil reais. O caminhão foi liberado após transbordo da carga excedente.

A abordagem ocorreu durante fiscalização de rotina. Os policiais perceberam o volume excessivo da carga de toras de madeira e realizaram a pesagem do veículo em balança rodoviária.  O peso do caminhão com a carga somou 67.870 quilos, sendo constatado excesso de 9.070 kg. O valor ultrapassou a CMT, que é o peso máximo a ser tracionado de maneira segura conforme o fabricante, levando em consideração aspectos mecânicos.

O excesso de peso é transmitido integralmente ao pavimento asfáltico, danificando-o, e ainda oferece riscos aos motoristas e demais usuários da via, pois sobrecarrega os sistemas de freios e suspensão, aumentando o risco de falhas mecânicas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?