Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Previsão de fortes chuvas na quarta-feira preocupa Defesa Civil de Rio do Sul

Foto: Divulgação / PRF

Por: Luan Tamanini

20/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 20/11/2023 - 08:56

Poucos dias após registrar sua segunda maior enchente da história, a cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, teme mais uma grande cheia já nesta semana.

Conforme a Defesa Civil do município, o nível do rio Itajaí-Açu chegou aos 13 metros no último sábado (18), o que deixou 50% das ruas da cidade alagadas. Desde domingo (19), o nível bem baixando, e chegou a 10,04 metros às 8h desta segunda-feira (20).

O órgão, porém, já está avaliando os modelos climáticos de chuva previstos para esta semana no Estado. Com previsão que varia de 80 a 150 milímetros a partir de quarta-feira (22), a cota de inundação na cidade foi alterada para 12 metros. Já a cota de atenção aumentou para 13 metros.

A previsão é para que o nível do rio siga baixando gradativamente até quarta-feira, mas é necessário também considerar que as barragens de Ituporanga e Taió estão com toda a sua capacidade comprometida.

O prefeito José Thomé avalia que a cidade poderá novamente passar por momentos de tensão, por nova elevação do nível do rio na cidade, mas, ao mesmo tempo, orienta que as pessoas que estão em processo de limpeza de suas casas ou empresas, podem continuar nesse processo, mas por prudência, não retornem com equipamentos ou móveis.

“O cenário é desolador por prevermos mais uma subida do rio, em níveis de 12 metros ou até mais. Vamos avaliar a condição dos diferentes modelos ao longo dos dias e divulgar alterações, mas os moradores precisam estar cientes e entender que mexemos na cota já por prudência prevendo um volume considerável de chuva na semana”, destacou.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp