Na manhã desta quinta-feira (7), às 7h30, uma força-tarefa integrada realizou uma abordagem programada em três locais com registro recorrente de pessoas em situação de rua em Guaramirim: a antiga Estação Ferroviária, o entorno do Palácio Municipal de Esportes Rodolfo Jahn e a Praça Cantalício Érico Flores. A ação contou com a participação da Polícia Militar e das secretarias de Saúde, Assistência Social e Habitação, e Governança e Articulação.
A iniciativa faz parte de um cronograma de intervenções coordenadas, com o objetivo de oferecer acolhimento, encaminhamentos e orientação técnica às pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que busca preservar o uso adequado dos espaços públicos.
Durante a ação, nove pessoas foram abordadas. Apenas uma aceitou encaminhamento para atendimento hospitalar. As demais receberam orientações sobre os serviços de saúde e acolhimento disponíveis no município, mas optaram por não aderir.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim
A secretária de Assistência Social e Habitação, Francine Espezim, destaca que a pasta já realizou diversas ações de sensibilização ao longo dos últimos meses, porém os resultados foram limitados. “Nos deparamos agora com um novo perfil de pessoas, muitas vezes mais resistentes e até agressivas, que recusam qualquer tipo de abrigo ou atendimento”, ressalta.
Um dos pontos abordados, a antiga Estação Ferroviária, encontra-se interditado pela Defesa Civil devido ao risco estrutural. Por isso, além da abordagem social, foi instalada uma tela de proteção e isolamento para impedir o acesso ao local e garantir a segurança tanto dos frequentadores quanto da comunidade.
A administração reforça a importância de não oferecer esmolas, e sim apoiar ações e políticas públicas que buscam soluções estruturais e de longo prazo para a situação de vulnerabilidade social.