• Guaramirim registrou 155 milímetros de chuva em 72 horas
  • Áreas do município ficaram alagadas e houve deslizamentos
  • Levantamento de prejuízos deve ser finalizado nesta sexta-feira

 

O prefeito de Guaramirim, Luís Chiodini, decretou situação de emergência no município. O documento foi assinado após uma reunião com a Defesa Civil de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (6), por volta das 14h30.

A Prefeitura informa a ocorrência de alagamentos nos bairros Putanga, Bananal do Sul, Ponta Comprida, Jacu-açu e Estrada Tibagi, além da área central do município. Também foram registrados deslizamentos no Morro do Schmidt.

As secretarias municipais do município ainda estão realizando o levantamento dos prejuízos após a chuva de aproximadamente 155 milímetros registrada em 72 horas. O trabalho deve ser finalizado até as 12h desta sexta-feira (6). Depois, o decreto será encaminhado ao governo do Estado.

“Nós tivemos vários locais com perigo de deslizamento identificados pela Defesa Civil de Santa Catarina. Também ocorreu a destruição de áreas de drenagem, que precisam ser limpas imediatamente, principalmente por causa das questões ambientais”, conta Chiodini.

Deslizamentos

Após o deslizamento no Morro do Schmidt, que margeia a SC-108, dez famílias foram retiradas do local, uma delas está em um abrigo e outras nove na casa de amigos e parentes. Elas moram em uma área de risco iminente na rua rua Rafael Marangoni.

“O decreto vai servir para que a gente tenha respaldo caso precise pagar um aluguel social para essas famílias ou mesmo para a compra de imóveis. O deputado estadual Vicente Caropreso está fazendo a mediação com a Casa Civil do governo do Estado para obter recursos do Fundo Social”, destaca o prefeito.

Segundo Chiodini, os recursos do Fundo Social também vão servir para financiar as obras de contenção da nova área atingida por um desmoronamento no Morro do Schmidt. O Prefeito afirma que a promessa da vinda desse recurso foi feita pelo chefe da Casa Civil, Douglas Borba.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Telegram