O nível do rio Itajaí-Açu segue baixando nesta segunda-feira (20) em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Conforme a Defesa Civil, o nível do rio chegou a 13,04 metros no sábado (18), o que configura na segunda maior enchente da história da cidade.
Na medição mais recente, realizada às 9h desta segunda-feira, o nível estava em 9,97 metros – o que ainda mantém a cidade em situação de enchente. Diversas ruas, porém, já não estão mais alagadas, e moradores e lojistas começam o processo de limpeza de suas casas e estabelecimentos.
O prefeito José Thomé, por sua vez, orienta que as pessoas não recoloquem móveis, pertences e equipamentos em suas casas ou empresas. Isso porque há previsão de fortes chuvas na quarta-feira (22), o que provocar uma nova eleção do rio. Segundo a Defesa Civil, a cota de inundação na cidade foi alterada para 12 metros. Já a cota de atenção mudou para 13 metros.
“O cenário é desolador por prevermos mais uma subida do rio, em níveis de 12 metros ou até mais. Vamos avaliar a condição dos diferentes modelos ao longo dos dias e divulgar alterações, mas os moradores precisam estar cientes e entender que mexemos na cota já por prudência prevendo um volume considerável de chuva na semana”, destacou.
Conforme a Defesa Civil, são esperados entre 80 e 150 milímetros de chuva a partir de quarta-feira. O nível do rio deverá seguir baixando até lá, mas a situação das barragens de Ituporanga e Taió, que estão com 100% de ocupação, é um fator preocupante.
Coleta de lixo
De acordo com a prefeitura, a coleta de lixo orgânico em Rio do Sul atenderá algumas regiões de forma excepcional nesta segunda-feira, conforme a capacidade de chegada dos veículos e a demanda. As regiões das ruas Rui Barbosa, Dom Pedro II, Princesa Isabel, Dom Bosco e a alameda Aristiliano Ramos e a avenida Oscar Barcelos vão ter o recolhimento, além das regiões do Hospital Regional e da UPA 24h. Os 21 abrigos abertos para atendimento dos desabrigados também terão recolhimento.
O cronograma aos poucos voltará ao normal, mas ainda está sendo feito de forma provisória, já que os caminhões que levam o lixo para o aterro, não tem passagem pela BR-470 e poderão ficar lotados.
Pede-se aos moradores que não serão contemplados com o recolhimento nestes primeiros dias da semana, que armazenem o lixo de forma adequada e aguardem os comunicados da prefeitura para encaminhamento. Também pede-se que o lixo doméstico não seja misturado aos entulhos da enchente, que podem ser depositados nas ruas.