Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeito de Penha decreta situação de emergência

Por: Pedro Leal

20/12/2022 - 10:12 - Atualizada em: 20/12/2022 - 10:56

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, acaba de decretar situação de emergência pública após madrugada de intensas chuvas ao longo da madrugada desta terça-feira, 20. Mais de 50% das ruas do município possuem, no mínimo, lâmina de água favorecendo o alagamento e isolamento de vias e comunidades. O abrigo emergencial já está ativo na Sociedade Amigos de Penha. Pedidos de emergência devem ser canalizados via 193.

“Infelizmente nossa cidade, assim como a região, foi abalada intensamente por chuvas acima da média e que causaram danos em praticamente todos os bairros da cidade. Estamos dando aporte emergencial as pessoas e nos organizando para limpar a cidade assim que a chuva estiar. Novamente, vivemos um momento de recuperação – um cenário que nunca vimos na cidade”, definiu o prefeito. O Centro de Comando Operacional (CCO) foi instalado.

Os atendimentos nas secretarias estão suspensos nesta terça-feira. As Unidades Básicas de Saúde atendem em regime emergencial. O Pronto Atendimento 24h teve o número de médicos ampliado.

Há equipes formadas para auxiliar no resgate de famílias isoladas e o encaminhamento ao abrigo, instalado na Sociedade. “Agora é um momento de resgate, que auxiliar as pessoas”, acrescentou Aquiles. A Defesa Civil de Penha também monitora a situação da morraria do bairro de São Miguel e o incêndio em uma empresa no bairro São Cristóvão. Posteriormente, o maquinário pesado com oito equipes irá percorrer toda a cidade para recuperação e limpeza.

Nas últimas 24h, Penha registrou 206 milímetros de chuva – subindo para 219 no período dos três últimos dias. “Esse é o maior registro de chuva na história da cidade. Nunca chegamos numa escala de 200 milímetros em um período tão curto e que trará prejuízos sem precedentes à cidade e as famílias de todas as localidades de Penha”, encerrou. Estima-se que cerca de quinze mil pessoas tenham sido atingidas, sendo prejudicas de alguma forma.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).