A Polícia Civil realiza na manhã desta quarta-feira (9) a operação “Miraculum” para apurar crimes contra a administração pública do município de Timbé do Sul, no Extremo Sul Catarinense. Entre os alvos da investigação e da operação estão agentes políticos, servidores públicos e empresários da região.
Ao todo, estão sendo cumpridos onze mandados de busca e apreensão em repartições públicas, empresas e residências.
A investigação iniciou no ano de 2021 e visa apurar frustração do caráter competitivo de procedimentos licitatórios, assim como a aquisição de diversos itens em quantitativo, pelo o que se apurou, desproporcional com a real necessidade.
Conforme apurado, houve abastecimento de veículos e de máquina que, pelo o que se constatou, estariam sem condições de uso. Ou seja, ao que tudo indica, foram simulados abastecimentos.
Durante as diligências também foram apreendidas armas de procedência ilícita e duas pessoas foram presas pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
Buscando apurar os fatos, foi representada pela busca e apreensão dos suspeitos. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) após parecer favorável do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Auxiliaram na operação policiais civis de todas as demais delegacias de combate à corrupção da DEIC, do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro e da Delegacia Regional de Araranguá e de Tubarão.