Polícias civis de SC e SP deflagram operação contra golpes em caixas eletrônicos

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por: Claudio Costa

25/07/2023 - 15:07 - Atualizada em: 25/07/2023 - 15:37

A Delegacia de Defraudações da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Santa Catarina) com apoio da Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta terça-feira (25), a operação “Conta Zerada”.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Mauá, Diadema, Osasco, Paulínia, Araraquara, Francisco Morato, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Até o momento 15 pessoas foram presas por envolvimento nos golpes.

O objetivo da operação é esclarecer o crime de furto mediante fraude onde os investigados, após abordarem a vítima no caixa eletrônico e ganhando a confiança dessa, de posse do cartão bancário, faziam empréstimos bancários e já repassavam os valores a terceiros.

Durante as investigações foi possível identificar os responsáveis pelo recebimento dos valores transferidos pelo investigado principal, o qual fez vítimas em diversas cidades de Santa Catarina e também outros estados como São Paulo e Minas Gerais.

A operação deflagrada nesta terça (25) para desmantelar importante grupo criminoso que praticou o crime em diversas cidades de Santa Catarina, tendo atuação em outros estados da federação.

Os investigados respondem pelos crimes de furto mediante fraude e associação criminosa e após os trabalhos de polícia judiciária serão encaminhados serão encaminhados ao Sistema Prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Participaram do cumprimento das ordens judiciais policiais civis do DOPE (Divisão de Operações Policiais Especiais/SP), policiais civis das seccionais de Mauá, Diadema, Osasco, Paulínia, Araraquara, Francisco Morato, Guarulhos e São Bernardo do Campo e policiais civis de Santa Catarina.