Policiais que atuam na bike patrulha recebem treinamento em Joinville

Foto: PM/Divulgação

Por: OCP News Joinville

25/08/2023 - 16:08 - Atualizada em: 25/08/2023 - 16:58

De segunda (21) a quarta-feira (23), aconteceu um treinamento da bike patrulha do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Joinville.

As instruções iniciaram com a fundamentação histórica do policiamento em Santa Catarina. No município de Joinville, a modalidade iniciou no ano de 2001, com um projeto do então capitão Waldo Herbest Júnior.

 

 

Durante as instruções, foram abordados os assuntos pertinentes à modalidade do policiamento, como abordagens com bicicletas, defesa, mecânica básica e preventiva, entre outros.

Na manhã de quarta-feira, os policiais tiveram a oportunidade de colocar em prática um pouco do aprendizado que tiveram. Na ocasião, foi realizada a bike patrulha no centro de Joinville, e os PMs atuaram em abordagens, buscas pessoais e policiamento ostensivo e preventivo.

Participaram do treinamento policiais militares do 8º BPM e do 9º BPM, de Criciúma.

No fim, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Egon Ferreira Platt Hemann, agradeceu o empenho de todos os policiais que participaram da revitalização e enfatizou a importância desta modalidade do policiamento para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

 

Sobre o policiamento ostesivo com bicicleta

Na modalidade, o policial, com o auxílio de uma bicicleta, cobre uma área até quatro vezes maior do que a verificada no policiamento ostensivo a pé.

O policiamento com bicicleta também garante a presença da PMSC em áreas onde não é possível adentrar com carros ou motos.