Policiais civis da região de Jaraguá do Sul participam de curso de combate aproximado em edificações

Foto: Parabellum/Divulgação

Por: Claudio Costa

03/08/2023 - 11:08 - Atualizada em: 03/08/2023 - 11:34

Policiais civis da região de Jaraguá do Sul participaram de um treinamento no Clube de Tiro Parabellum.

Durante dois dias, 10 agentes realizaram o curso de combate aproximado em edificações, chamado pelos especialistas de CQB.

Ministrado por instrutores da Pacto Defense, de Florianópolis, a iniciativa foi custeada com recursos da Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região.

Os policiais civis que participaram das instruções atuam da Divisão de Investigação Criminal, na Delegacia de Polícia da Comarca de Jaraguá do Sul, na Delegacia de Polícia da Comarca de Guaramirim e na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso.

“A Pacto Defense é uma empresa particular que conta com instrutores que atuam na segurança pública. Então, nós fizemos essa parceria para trazer esse curso de CQB para Jaraguá do Sul para o treinamento dos policiais civis. Durante dois dias, os agentes tiveram 16 horas de instruções, divididas entre aulas teóricas e práticas. Esse curso não é importante apenas para a Polícia Civil, mas para todos os operadores da segurança pública, sejam policiais penais, militares e científicos, que utilizando essas técnicas podem se tornar mais efetivos no trabalho”, explica Mário, presidente do Clube de Tiro Parabellum, Mario Cesar Felippi Filho.

O presidente da Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região, Leandro Schmöckel Gonçalves, comemora a conclusão de mais um projeto financiado pela entidade.

Foto: Parabellum/Divulgação

Ele conta que a iniciativa foi apresentada pelo delegado regional Eric Uratani e pelo delegado titular da Delegacia da Comarca de Guaramirim, Augusto Brandão.

“Esse curso busca capacitar os profissionais que atuam dentro da investigação criminal. Nós ficamos muito satisfeitos com os feedbacks repassados pelos agentes de segurança pública que participaram do curso. Nós continuamos a disposição de todos os órgãos de segurança para a nossa região continuar a ser diferenciada na ordem pública no Estado e no país”, frisa Leandro.

O delegado regional ressalta a forte parceria com a Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e região.

Segundo ele, a entidade contribui não apenas com treinamentos, mas com a compra de equipamentos para a Polícia Civil.

Foto: Parabellum/Divulgação

“A atividade fim da Polícia Civil é a investigação, mas a investigação de crimes mais graves têm entre as diligências o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão. Nesses casos, os policiais civis precisam entrar em prédios e domicílios para encontrar os meios de prova e realizar prisões. É um risco tanto para o policial quanto para o alvo da diligência. É importante que todos estejam bem preparados, alinhados e com a cabeça preparada para tomar decisões com frieza. Foi mais um curso muito relevante bancado pela associação, inclusive temos outros em fase de aprovação e contratação”, ressalta Eric.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.