A Polícia Penal realizou a habilitação de 70 agentes de várias unidades da região na nova pistola utilizada na corporação. Na semana passada, eles realizaram o treinamento no estande do Presídio Regional de Jaraguá do Sul para manusear a Beretta APX calibre 9mm.
O diretor-geral do Departamento de Polícia Penal, Léo da Silva Feliciano, tem experiência com material bélico há 30 anos. Ele foi instrutor de tiro no Exército e o primeiro a exercer a função no departamento.
Ele conta que a Beretta é a fábrica de armas mais antiga do mundo em funcionamento. Segundo Feliciano, os maiores atiradores do mundo utilizam pistolas da marca italiana e esse padrão era inimaginável quando entrou para a força.
“Em 2009, quando eu entrei no sistema, nós mal tínhamos revólveres. Nunca nós imaginávamos que iríamos chegar no padrão de operar com 4 mil pistolas da Beretta. Nós vamos ter 100% do nosso efetivo operando com esse equipamento. Nós vamos nos aposentar e esses equipamentos vão ficar aí”, frisa.

O diretor-geral do Departamento de Polícia Penal conta que a Beretta APX foi desenvolvida para ser a arma das Forças Armadas dos Estados Unidos. Sig Sauer e Glock também participaram da competição para o fornecimento das pistolas. As três fabricantes passaram em todos os testes, mas a Sig Sauer foi escolhida apenas por ter o melhor preço.
“Se esse equipamento chegou no crivo das Forças Armadas dos Estados Unidos e foi tecnicamente aprovada, estamos equipando 2.940 policiais penais de Santa Catarina com esse nível de equipamento”, ressalta.
Outra mudança que o novo equipamento apresenta é no calibre. O calibre 9mm da APX passa a ser o padrão e substitui o calibre .40 das pistolas Taurus. Feliciano conta que o novo calibre apresenta diversas vantagens e é unanimidade entre os operadores.

“O 9mm tem um melhor agrupamento de tiro, com uma boa capacidade de munição no carregador e um controle de recuo muito bom, seja pelo público masculino ou pelo público feminino. Não é à toa que esse calibre é o padrão Otan, ou seja, o 9x19mm está muito sedimentado no mundo”, destaca.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):
Telegram