A Polícia Militar anunciou, nesta quarta-feira (21), a realização da Operação Minha Escola.
O objetivo é realizar o policiamento ostensivo em torno das comunidades escolares do Estado.
Esse trabalho preventivo identifica também as vulnerabilidades dos estabelecimentos de ensino e ajuda na tranquilidade pública da comunidade local.
Durante este ano serão realizadas ações para a redução de aspectos causadores de perturbação da ordem pública no âmbito dos estabelecimentos de ensino.
Para isso, a PM está destacando policiais de acordo com a demanda de cada comando regional, contando também com o trabalho preventivo do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
“Estamos intensificando o trabalho já realizado em 2023, quando foram realizadas mais de 100 mil ações de cunho operacional nas comunidades escolares em toda Santa Catarina”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
Rede de Segurança Escolar
A Polícia Militar de Santa Catarina até o momento já treinou mais de três mil policiais militares e 45 mil profissionais da Educação (entre professores e instrutores) em todo o Estado com o protocolo e técnicas para defesa de possíveis ações criminosas.
O treinamento segue doutrina internacional e, no país, é consolidado pela lei antiterrorismo 13.260/2016.
Na Prevenção Escolar, a Polícia Militar desenvolve ações permanentes para evitar desordens e crimes nas escolas.
Através do programa Rede de Segurança Escolar a PM está presente em mais de duas mil escolas, onde policiais militares efetuam policiamento de forma programada dentro e fora do ambiente escolar.
A Polícia Militar, em conjunto com as demais Forças de Segurança do Estado, trabalha com o monitoramento das unidades escolares.
Em 2023 a PMSC atendeu 4.286 escolas, públicas e privadas em 295 municípios.