Polícia Militar lança operação para combater a violência contra idosos em SC

Foto: IA/OCP News

Por: Claudio Costa

12/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 12/06/2024 - 15:09

O mês de junho é dedicado à conscientização e combate à violência contra idosos. Para combater a violência contra a terceira idade, a Polícia Militar iniciou nesta semana a Operação Virtude, promovida pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os trabalhos integram a campanha “Junho Violeta”, onde serão desenvolvidas ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio de atividades educativas, preventivas e de pronto atendimento visando o combate a violência contra a pessoa idosa.

No ano de 2023, em Santa Catarina, a PM obteve resultados significativos na proteção desse grupo de pessoas e atingiu um total de 3.429 pessoas com as ações educativas e preventivas, além de ter realizados 12 flagrantes por crimes conexos a violência contra idosos.

A violência contra a pessoa idosa pode assumir várias formas e ocorrer em diferentes situações, devendo ser classificada como violência: física, psicológica, negligência, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual e discriminação.

Durante a campanha serão realizadas ações educativas, palestras, visitas a lares de idosos, fiscalizações, orientações sobre sinais, medidas protetivas, canais de acionamento para ajuda e formas de proteção, prevenção e repressão.

“A violência contra idosos é uma realidade que exige a ação firme e contínua de todos nós. Nossos idosos representam a memória viva de nossas famílias e comunidades, sendo uma prioridade a defesa destes cidadãos pela Polícia Militar”, comenta o comandante-geral da PM, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

As denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100, pelo número de emergência 190, aplicativo PMSC Cidadão, pelo Conselho do Idoso ou pela Secretaria de Assistência Social.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.