Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Polícia Militar lança Aplicativo Cidadão em SC

Novo aplicativo da PMSC | Foto PMSC/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

23/11/2019 - 11:11 - Atualizada em: 23/11/2019 - 11:23

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou o aplicativo que facilitará a interação do cidadão catarinense na solicitação de atendimento. Por meio do PMSC Cidadão, o usuário poderá enviar vídeos, fotos e áudios, que ajudarão na geração de ocorrências. A apresentação do PMSC Cidadão aconteceu na sede do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis.

O PMSC Cidadão visa também promover, além das denúncias de crimes e contravenções de forma anônima, as ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar no âmbito do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. Segundo chefe do setor de tecnologia da PMSC, o Inova, major Joamir Rogério Campos, “Poderão ser realizadas denúncias anônimas de violência doméstica, além de solicitação de visitas preventivas por uma guarnição especializada”.

Botão do pânico

Desta forma, será possível acompanhar o trâmite e visualizar medidas protetivas de urgência (com integração ao sistema do Poder Judiciário) além da disponibilização do Botão de Pânico para as mulheres com medida protetiva que terão atendimento prioritário.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Lançamento foi na sede do Comando Geral da PMSC | Foto PMSC/Divulgação

Posteriormente, até o mês de maio de 2020, o aplicativo também terá outras funcionalidades que o complementarão nesse atendimento direto ao cidadão, como: programa Rede de Vizinhos, programa Rede de Segurança Escolar, programa Rede de Segurança Rural, Proerd, programa SOS Desaparecidos, programa Futebol Seguro, além de outros serviços.

Desenvolvimento

O comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, reforçou o grande avanço na cadeia de serviços da Polícia Militar com o aplicativo, “o aplicativo representa um novo patamar de relacionamento com a sociedade. Ele traz inovação e tecnologia para esse contato emergencial, que antes era só via 190. Essa nova ferramenta vai trazer muita qualidade para o nosso atendimento”, afirmou.

Aplicativo da PMSC | Foto PMSC/Divulgação

Segundo ele, os recursos para o projeto são oriundos de uma parceria com o Ministério Público, via Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do MPSC. O custo total do aplicativo e integrações foi de R$ 202.493,30. Já para a compra dos servidores de armazenagem dos sistemas, o custo foi de R$ 270.000,00.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.