Polícia Militar inicia operação para pacificar residencial controlado pela criminalidade em Blumenau

Por: Felipe Elias

12/04/2021 - 14:04 - Atualizada em: 13/04/2021 - 09:42

Na manhã desta segunda-feira (12), a Polícia Militar deflagrou a Operação Fênix I em um condomínio habitacional situado na rua Botuverá, no bairro Itoupazinha, em Blumenau. A ação tem como objetivo restabelecer a ordem e sensação de segurança no local, que apresenta elevado índice de violência e criminalidade.

De acordo com a PM, mesmo com as frequentes ações policiais realizadas na localidade ao longo dos últimos anos, que resultaram na prisão de centenas de pessoas, o crime organizado continua se aproveitando da desordem e da desestrutura social do espaço para recrutar jovens e manter a traficância.

Foto Divulgação/Polícia Militar

Por intermédio da Operação Fênix I, a Polícia Militar passa a atuar de forma coordenada, com a massificação da presença policial no entorno. Num segundo momento, serão executadas ações de políticas públicas, serviços essenciais e obras, para reconstruir um ambiente socialmente adequado e livre da criminalidade.

Conforme o comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Jefferson Schmidt, entre as iniciativas previstas está a elaboração de um diagnóstico social, educativo e cultural, elencando fatores como iluminação pública, unidades de ensino e projetos sociais, com a participação de outros órgãos, a fim de promover o progresso da comunidade.

Foto Divulgação/Polícia Militar

Obras também estão programadas para o condomínio nos próximos dias, como a construção de um muro em substituição a uma cerca, instalação de portão eletrônico, com controle de acesso, e melhorias no sistema de iluminação.