Nesta quinta-feira (18), a Polícia Militar de Santa Catarina participou de uma reunião para debater a ações realizadas nas fronteiras do Brasil.
O evento foi realizado no consulado-geral dos Estados Unidos, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
O evento foi organizado pela Agência de Segurança Diplomática e contou com presença da Polícia Militar de Santa Catarina e Polícia Militar do Paraná.
Participaram da reunião, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer e o comandante do 9° Comando Regional de Fronteira, coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva, que apresentaram para as autoridades consulares a situação vivida nas fronteiras dos estados.
Ricardo apresentou os dados e o contexto da operação Minerva, a qual foi desenvolvida em novembro de 2023 com as forças de segurança na faixa de fronteira, com impacto de apreensões de quase R$ 20 milhões, em poucos dias de ações, despertando interesse da Agência de Segurança Diplomática em fazer investimentos e parcerias para ações na fronteira do Brasil, em prol da segurança pública.