Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Polícia investiga esquema criminoso na compra de produtos para merenda escolar em Blumenau

Foto Divulgação/Polícia Civil

Por: Felipe Elias

21/10/2020 - 13:10 - Atualizada em: 21/10/2020 - 17:27

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil deflagrou a operação “Agricultor Fantasma”, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Blumenau. As diligências ocorreram em diversos locais, entre eles a Intendência Distrital da Vila Itoupava e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Blumenau.

Por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, o órgão verificou a suspeita de um esquema de uso irregular de verba federal na compra de produtos agrícolas pela Prefeitura. Os alimentos compunham os kits de merenda escolar distribuídos desde o início da pandemia da Covid-19 para alunos da rede municipal de ensino.

Segundo a Polícia Civil, as apurações constataram que a aquisição dos produtos de hortifrúti junto aos agricultores familiares ocorreu de forma superfaturada, com valores mais elevados do que os praticados no mercado, trazendo prejuízo aos cofres públicos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Além disso, de acordo com o delegado Lucas Almeida, houve denúncias de que alguns dos agricultores não estavam plantando os alimentos que foram contratados. Ao invés disso, eles compravam os itens no Ceasa e repassavam ao Município.

Um funcionário da Prefeitura de Blumenau é suspeito de participar do esquema criminoso. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, uma pessoa foi presa por posse ilegal de arma de fogo. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação e falsidade ideológica. As investigações terão continuidade.

Prefeitura de Blumenau se manifesta oficialmente

“Diante da investigação policial anunciada na manhã desta quarta-feira, dia 21, que está apurando supostas irregularidades na aplicação da verba da merenda escolar em Blumenau, informamos que o prefeito municipal determinou a instauração de sindicância interna para apuração dos fatos e exonerou o servidor público citado na investigação.

Também por determinação do prefeito municipal, a Controladoria Geral do Município realizará auditoria em todos os contratos relacionados à compra de produtos da agricultura familiar, para assegurar a probidade administrativa e a continuidade desse importante programa de geração de renda e manutenção dos produtores rurais no campo”.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp:

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Felipe Elias

Jornalista formado, em 2008, pela UniFiamFaam, em São Paulo (SP).