Polícia investiga esquema criminoso na compra de produtos para merenda escolar em Blumenau

Foto Divulgação/Polícia Civil

Por: Felipe Elias

21/10/2020 - 13:10 - Atualizada em: 21/10/2020 - 17:27

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil deflagrou a operação “Agricultor Fantasma”, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Blumenau. As diligências ocorreram em diversos locais, entre eles a Intendência Distrital da Vila Itoupava e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Blumenau.

Por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, o órgão verificou a suspeita de um esquema de uso irregular de verba federal na compra de produtos agrícolas pela Prefeitura. Os alimentos compunham os kits de merenda escolar distribuídos desde o início da pandemia da Covid-19 para alunos da rede municipal de ensino.

Segundo a Polícia Civil, as apurações constataram que a aquisição dos produtos de hortifrúti junto aos agricultores familiares ocorreu de forma superfaturada, com valores mais elevados do que os praticados no mercado, trazendo prejuízo aos cofres públicos.

Além disso, de acordo com o delegado Lucas Almeida, houve denúncias de que alguns dos agricultores não estavam plantando os alimentos que foram contratados. Ao invés disso, eles compravam os itens no Ceasa e repassavam ao Município.

Um funcionário da Prefeitura de Blumenau é suspeito de participar do esquema criminoso. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, uma pessoa foi presa por posse ilegal de arma de fogo. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação e falsidade ideológica. As investigações terão continuidade.

Prefeitura de Blumenau se manifesta oficialmente

“Diante da investigação policial anunciada na manhã desta quarta-feira, dia 21, que está apurando supostas irregularidades na aplicação da verba da merenda escolar em Blumenau, informamos que o prefeito municipal determinou a instauração de sindicância interna para apuração dos fatos e exonerou o servidor público citado na investigação.

Também por determinação do prefeito municipal, a Controladoria Geral do Município realizará auditoria em todos os contratos relacionados à compra de produtos da agricultura familiar, para assegurar a probidade administrativa e a continuidade desse importante programa de geração de renda e manutenção dos produtores rurais no campo”.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: