Polícia Federal faz operação contra rede de contrabando de cigarros em Santa Catarina

Uma das apreensões feitas pela PRF nas estradas de SC (Foto: PRF)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/06/2018 - 10:06 - Atualizada em: 13/06/2018 - 14:19

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (13) para desarticular rede de distribuidores de cigarro de origem paraguaia com atuação nos três estados da região sul e no Uruguai. Cerca de 200 policiais federais e 80 rodoviários federais participam da ação. As informações são da PF.

A PF pretende cumprir 53 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São alvos da operação depósitos de mercadorias, estabelecimentos comerciais e endereços residenciais vinculados aos investigados. Também são objetos da Operação o sequestro de bens (32 veículos) e o bloqueio de valores de contas bancárias de 16 pessoas.

O inquérito foi instaurado no Chuí em setembro do ano passado, a partir da apreensão de uma carga de 70 mil cigarros contrabandeados, que seria distribuída no Uruguai, onde essa mercadoria é vendida por valor mais alto do que no Brasil.

A partir dessa apreensão, os investigadores iniciaram o mapeamento de uma grande rede de distribuição da mercadoria ilegal para diversos pontos do Rio Grande do Sul, principalmente para Porto Alegre e Região Metropolitana, Pelotas, Rio Grande, litoral Sul e cidades da fronteira com o Uruguai.

Distribuidores também foram identificados em Foz do Iguaçu e Marumbi, no Paraná, e na cidade catarinense de Palhoça.

Desde o início da investigação, foram apreendidos mais de 1,4 milhão de maços de cigarro, 34 pessoas foram presas em flagrante e foram apreendidos 31 veículos avaliados em mais de R$ 900 mil. Somente com essas apreensões, a estimativa de créditos tributários evadidos supera R$ 10 milhões.

Os crimes investigados na operação chamda de Humo são: contrabando, organização criminosa, corrupção de menores, lavagem de capitais e falsidade ideológica. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pela PF.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui