A Polícia Federal em Santa Catarina reforçou sua frota de viaturas caracterizadas com um Porsche 911 Turbo, ano 2022. O veículo foi apreendido em junho de 2024, em Camboriú, durante a Operação Toppare, que investigou crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e tráfico internacional de drogas. Os bens apreendidos na operação, incluindo o sequestro de bens, foram avaliados em mais de R$ 35 milhões.
A Justiça Federal em Santa Catarina autorizou a utilização provisória do veículo pela PF, até nova decisão sobre a alienação do bem. O Porsche foi personalizado e caracterizado como viatura ostensiva. Com isso, dois objetivos imediatos são alcançados: a preservação do bem e seu emprego em benefício do interesse público.
A PF destaca que veículos de luxo, caracterizados com a personalização padrão da instituição, não são utilizados em operações cotidianas. Eles são empregados em exposições e outras ações educativas específicas, para conscientizar a população sobre a importância do combate ao crime organizado e da descapitalização de bens dos criminosos, desencorajando a prática de atos ilícitos.