Polícia Federal combate fraude no recebimento de bolsa de estudos

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Por: Claudio Costa

08/09/2023 - 06:09 - Atualizada em: 08/09/2023 - 06:38

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira(6), a operação denominada “Pós-doc fraudis”, com o objetivo de impedir o recebimento, mediante fraude, de recursos destinados a bolsa de estudos.

Durante as investigações, ficou evidenciada a existência de favorecimento no ingresso e ajuste (“rachadinha”) de recursos federais destinados ao pagamento de bolsa de estudos entre o docente que coordenava o programa e discente aprovado no curso, que recebia bolsa de estudos de Pós-Doutorado de Engenharia Agrícola da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados/MS e Campo Grande/MS, além da quebra do sigilo bancário dos investigados desta operação.

Os investigados poderão responder pelos crimes de concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato e frustração do caráter competitivo da licitação, todos do Código Penal.

A operação tem o nome “Pós-doc fraudis” por fazer alusão a conduta fraudulenta no ingresso e na obtenção de bolsa de estudos no programa de Pós-Doutorado da Universidade Federal da Grande Dourados.