Polícia Civil investiga se houve maus-tratos contra cão morto pendurado em árvore em Guaramirim

Delegado destaca que diligências já estão em andamento | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

17/02/2021 - 08:02 - Atualizada em: 17/02/2021 - 09:45

A Polícia Civil investiga a morte de um cão em Guaramirim. O caso foi registrado na rua São João Batista, no bairro Vila Amizade.

De acordo com o delegado Diones de Freitas, um inquérito foi aberto nesta segunda-feira (15) após a Polícia Militar registrar um boletim de ocorrência sobre o fato.

Diones afirma que uma mulher se deparou com um cão pendurado em uma árvore.

O relato da PM afirma que o animal estava em estado avançado de decomposição.

Para apurar as circunstancias da morte do cão, a Delegacia da Comarca de Guaramirim iniciou uma investigação.

O inquérito vai apurar se houve a prática do crime de maus-tratos.

Os indícios apontam que o crime pode ter ocorrido entre a sexta-feira e o sábado.

Se houver uma indicação positiva do delito, a Polícia Civil vai buscar a identificação dos envolvidos no delito.

“Por que não se trabalha desde já com a situação de maus-tratos? Não há como afirmar isso neste momento. Esse animal pode ter sido encontrado morto e a pessoa ter tido a infeliz ideia de pendurar ele nessa árvore. Então, não teria a crueldade contra esse animal”, destaca.

O delegado explica que a investigação busca indícios de que houve o crime de maus-tratos contra o cão, que recentemente teve a pena aumentada para cinco anos e saiu da categoria de menor potencial ofensivo.

Se for comprovado que o animal foi torturado ou mutilado antes de ser pendurado na árvore, a Polícia Civil vai estar diante de uma situação de maus-tratos e, desse modo, buscar os responsáveis pelo ato criminoso.

“A investigação já está ocorrendo e há diligências em andamento neste momento, principalmente com os moradores daquela região. Nós soubemos de um boato de que um veículo vermelho teria atropelado esse animal e os ocupantes praticado atos de crueldade. Porém, essa informação, é importante frisar, não foi confirmada até o presente momento”, conta.

Diones pede a colaboração da comunidade para obter mais informações sobre a morte do cão.

O delegado frisa que os casos de crueldade contra os animais têm o repúdio da sociedade e há uma cobrança sobre as autoridades policiais para que os culpados sejam punidos.

“Às vezes, a pessoa fica oculta e tem receio de comparecer na polícia. Mas é importante frisar que nós garantimos o sigilo se a pessoa não quiser ter a identidade revelada. Então, a pessoa pode procurar a Delegacia de Guaramirim caso tenha alguma informação que nos auxilie na elucidação dessa situação”, finaliza.