Polícia Civil inaugura sala para acolher mulheres vítimas de violência em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

18/03/2024 - 17:03

A Polícia Civil inaugurou uma Sala Lilás em Jaraguá do Sul.

O espaço tem como objetivo dar mais conforto e privacidade para mulheres vítimas de violência doméstica.

A cerimônia foi realizada na Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (18).

O delegado regional, Eric Issao Uratani, explicou que a Polícia Civil registrou cerca de 400 casos de violência doméstica nos dois primeiros meses de 2024.

A alta demanda dos crimes enquadrados na Lei Maria da Penha motivou a criação do espaço exclusivo para as vítimas na delegacia.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“A inauguração dessa sala simboliza uma evolução na Polícia Civil. É um projeto a nível estadual encampado pelo delegado-geral, Ulisses Gabriel. Esse espaço busca dar proteção, sigilo e respeito para as mulheres vítimas de violência doméstica”, destaca Uratani.

O local conta com um espaço amplo para dar conforto para mulheres que registram boletins de ocorrência contra os companheiros ou mesmo aguardam o deferimento de medidas protetivas.

A sala também conta com uma brinquedoteca para os filhos das vítimas.

“Esse espaço muda a realidade dessas vítimas até então. Elas permaneciam no corredor da delegacia com crianças no colo e sem ter um espaço para amamentar, por exemplo. Elas também estavam sujeitas a presença de outras pessoas, muitas vezes o próprio autor do crime”, explica.

A Sala Lilás fica em um espaço a parte do local onde é confeccionado os flagrantes de violência doméstica na Central de Plantão Policial de Jaraguá do Sul.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Segundo Eric, anteriormente, as vítimas evitavam procurar a unidade policial já vendo que poderiam relatar fatos íntimos na presença de outras pessoas.

“Essa Sala Lilás é exclusiva para essas vítimas. Inclusive, será fraqueado, caso tenham interesse, auxílio jurídico. Essa parceria será feita com a 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina e faz parte do projeto OAB Por Elas”, finaliza.

Parceiros na construção da Sala Lilas:

Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região;

Transporte e Locações Seguro e Seguro;

Empório Geral;

Arquitetas Beatriz Emendoerfer e Francine Silva;

Associação Empresarial de Jaraguá do Sul;

Câmara de Dirigentes Lojistas;

Móveis Kagenor;

Sou Florir;

Prefeitura de Jaraguá do Sul.