A Polícia Civil de Santa Catarina integrou na manhã desta quarta-feira (10) a força policial da Operação Torre de Babel que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Santa Catarina,  Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Ao todo foram cumpridos 48 mandados de prisão e 72 de buscas e apreensões.

Em Santa Catarina a ação ocorre em Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari e Navegantes e contou com a participação de mais de 130 policiais. Em Joinville foram cumpridos 18 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.

A investigação iniciou há nove meses a partir da coordenação especial de repressão à corrupção, ao crime organizado e aos crimes contra a administração pública e contra a ordem tributária da Polícia Civil do Distrito Federal.

A divisão de repressão ao crime organizado começou investigando um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas liderado por um indivíduo até então conhecido como “Toninho do pó”, vindo, ao final desse período, a identificar e qualificar organização criminosa interestadual dedicada não apenas à traficância, mas também a roubos, furtos e desvios de cargas, posteriormente revendidas em cidades de seis estados.

A investigação identificou um grande esquema criminoso de furtos, roubos e desvios de cargas, que eram levados para regiões de fronteira no Paraná e Mato Grosso do Sul por drogas, que eram distribuídas nas regiões Centro-oeste e Nordeste do Brasil.

Todas as pessoas presas serão recambiadas para o DF e responderão, entre outros crimes, por organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, furtos e roubos de cargas.